A feature in a Brazilian site profiling our work for PepsiCo. You can view the accompanying pictures and original article here:

http://www.arqbacana.com.br/internal/arq!corp/read/1326/studio-domus

 

Article text as follows:

Com o propósito de criar um espaço corporativo integrado, capaz de identificar as diferentes marcas de bebidas e alimentos do Grupo PepsiCo, o escritório guatemalteca Studio Domus desenvolveu um projeto contemporâneo com ênfase na imagem, que mescla cores vibrantes, design arrojado e conceito sustentável para o novo escritório regional que atende a América Central e o Caribe, situado na Guatemala.

 

Vencedor de um concurso interno, o projeto foi escolhido pela comissão do Grupo por apresentar uma proposta que atende o padrão internacional de sustentabilidade LEED (na tradução do inglês significa Liderança em Energia e Design Ambiental). Como também, resolve de forma holística o conceito do design, visto que cada atividade é parte de um todo e cada peça deve encaixar e melhorar o resultado final, cujo layout se deu a um formato inovador.

 

Detentor de marcas mundiais como a Pepsi-Cola, Gatorade, Lipton Ice Tea, Frito-Lay e Quaker Oats, os arquitetos se basearam nas cores representativas dos produtos da PepsiCo para compor as disposições internas e destrinchar a comunicação visual em um espaço aberto, além de impor um estilo de mobiliário para cada usuário.

 

Todo o plano corporativo é integrado, composto por várias estações operacionais de mesmo tamanho e sem divisórias, cuja solicitação se deu pelos gestores com o propósito de eliminar privilégios de privacidade, além de omitir qualquer tipo de bloqueio visual ao redor do mobiliário, que permite melhor distribuição de luz natural e vista para a cidade. As salas de reuniões retomam um desenho mais fechado, mas que agregam as cores de cada marca nas paredes, pisos e mobília.

 

Por acreditar que o trabalho está cada vez mais misturado à vida pessoal, os arquitetos dispuseram áreas de convivência e lazer, em prol da interação social dentro do escritório, com academia de ginástica, terraços ao ar livre e cabines de telefone urbano adaptados para o escritório, em espaços privados com vedação acústica.

 

As práticas sustentáveis utilizadas para garantir a certificação mundial foram: a redução do consumo de energia, a otimização desempenho do condicionamento do ar através das zonas de controle separados, em cada espaço, o uso de cerca de 50% de resíduos e restos de construção, o uso de madeira certificada, aumento da ventilação e qualidade do ar interior em 20%, o uso de materiais de baixa emissão e tintas, além de carpetes e móveis reciclados ou recicláveis.

 

ESCRITÓRIO REGIONAL DA PEPSICO

Arquitetura Studio Domus

 

Data 2012

Área 1.085 m2 

Local Cidade da Guatemala, Guatemala

http://studiodomus.com